Jozy Altidore atravessa momento difícil

Jozy AltidoreUma derrota do Sunderland em 2013/14 não provoca estranheza. Afinal de contas, o conjunto orientado por Gus Poyet já saiu vencido por 16 ocasiões, em 36 encontros disputados. No entanto, a ausência de Jozy Altidore da convocatória para a final da Taça da Liga é deveras surpreendente. Depois de uma aposta contínua neste ponta-de-lança, com parcos resultados, a alteração pode ter traços definitivos no onze dos The Black Cats.

Fabio Borini foi o escolhido para ocupar o lugar que Altidore ocupou durante grande parte da época. No banco, não havia sinal do norte-americano. Apesar da vitória do Man City por 3-1, Borini faturou ainda na primeira parte, pelo que se antevê uma passagem de testemunho.

Dado que Andreas Cornelius abandonou o Cardiff City no mercado de inverno, Jozy Altidore arrisca-se a ser, neste momento, o pior avançado da Premier League. Contratado no início da temporada por 7 milhões de euros ao AZ, contabiliza mais tempo de jogo do que qualquer outro avançado do Sunderland. A titularidade sorriu-lhe por 23 vezes, mas obteve apenas dois golos. Considerando a história recente da Premier League, o jogador que mais se assemelha com os registos negativos de Altidore é Dong Gook-Lee, sul-coreano que passou pelo Middlesbrough em 2006.

A que se deve esta falta de golos e de confiança? A justificação da adaptação a um novo campeonato dificilmente pode ser utilizada nesta situação, atendendo à experiência que Altidore teve no Hull City, em 2009/10. Sobre o assunto, o próprio jogador admitiu recentemente que não se sente seguro na hora de rematar à baliza.

Face ao cenário indesejável que o norte-americano atravessa, Gus Poyet vê-se obrigado a relegá-lo para segunda opção, e a sua permanência no Sunderland torna-se insegura. Para além disso, o momento atual de Altidore pode ter implicações também ao nível da seleção nacional. Aron Johannsson continua a brilhar na liga holandesa ao serviço do AZ Alkmaar, e Klinsmann deve dar-lhe a titularidade na próxima quarta-feira, diante da Ucrânia.

Fotografia: dailymail.co.uk

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>