Análise

Há mais vida para além do Inter Miami: os favoritos da MLS

António Ribeiro / March 7, 2024

A bola voltou a rolar nos relvados da principal competição de clubes norte-americana e o Soccer em Português decide antecipar os favoritos à conquista do troféu. O Inter Miami continua a dominar as atenções mediáticas, mas nem por isso podemos afirmar que assume a dianteira na corrida pelo título. Quando muito, faz parte de um grupo restrito de cinco emblemas que se perfilam como os grandes candidatos. O Soccer em Português faz as honras e dá a conhecer esse quinteto privilegiado da Major League Soccer.

INTER MIAMI

Lionel Messi, Sergio Busquets, Jordi Alba, e agora, Luis Suárez. Somente a presença destas figuras incontornáveis do universo futebolístico no plantel, mesmo considerando a sua faixa etária, colocam o Inter Miami na lista de favoritos. A experiência verificada na segunda metade da última temporada registou momentos altos, como foi a conquista da Leagues Cup, mas não surtiu efeito internamente, com o clube a terminar o ano na antepenúltima posição da tabela. Desta vez, o técnico ‘Tata’ Martino teve direito a uma pré-temporada completa para trabalhar a equipa e talvez esse aspeto faça a diferença. Até porque em 2024 o Inter Miami disputa a Liga dos Campeões da CONCACAF e precisa de se apresentar na sua melhor versão. Mais do que confirmar o valor das suas estrelas consagradas, vale a pena acompanhar o percurso do Inter Miami para perceber como se comportam as jovens promessas, Tomás Aviléz, Diego Gómez e David Ruíz, que terão um papel importante de manter a engrenagem a funcionar, sempre que os veteranos não possam.

ATLANTA UNITED

A contínua aposta num treinador sem provas dadas permanece como o grande ponto de interrogação de uma equipa com condições para fazer muito mais. O ex-internacional mexicano, Gonzalo Pineda, estreou-se como treinador principal precisamente em Atlanta, ainda em agosto de 2021, ou seja, uma aposta de risco num técnico sem historial. Dois anos e meio depois, Pineda pouco ou nada mostrou, mas continua a merecer a confiança da direção. Ainda assim, não podemos descartar o Atlanta United da corrida pelo título. O jovem campeão do mundo, Thiago Almada, promete fazer uma época ainda melhor do que a anterior, marcando golos de levantar o estádio, e também alimentando o goleador grego, Georgios Giakoumakis. A contratação do internacional polaco, Bartosz Slisz (ex-Legia Varsóvia), vem trazer o equilíbrio que faltava, e colocar a equipa num patamar qualitativo superior. No papel, tudo parece perfeitamente alinhado. Veremos o que Pineda conseguirá fazer com este plantel acima da média.

LOS ANGELES FC

Sem surpresas, os californianos surgem como um dos principais candidatos ao título da Major League Soccer. Campeão em 2022 e finalista vencido em 2023, o Los Angeles FC continua a conquistar o seu posto na elite futebolística nacional, apesar de ter menos de uma década de existência. Em 2024, Denis Bouanga promete continuar a ser a principal arma ofensiva da equipa. Entre as principais saídas, Giorgio Chiellini retirou-se dos relvados, Carlos Vela não renovou o contrato, e Kellyn Acosta (Chicago Fire) e Diego Palacios (Corinthians) foram transferidos. Em trajetória inversa, destaque para o regresso de Eduard Atuesta, depois da sua passagem pelo Palmeiras, e para as contratações do guarda-redes Hugo Lloris (ex-Tottenham), do lateral Omar Campos (ex-Santos Laguna) e do avançado Tomás Ángel (ex-Atlético Nacional). Mudam algumas figuras, mas a consistência competitiva do emblema californiano deverá manter-se até uma fase avançada dos Playoffs.

SEATTLE SOUNDERS

A saída de Nicolás Lodeiro simboliza o fim de um período triunfante do clube, pontuado por dois títulos da Major League Soccer, uma Liga dos Campeões, e pela consequente participação inédita no Mundial de Clubes. Para virar a página de uma forma mais tranquila possível, o Sounders trouxe o extremo promissor, Pedro de la Vega (ex-Lanús), que assumirá o protagonismo criativo da equipa. De resto, pouco mudou. O técnico Brian Schmetzer caminha para sua nona temporada em Seattle, novamente com um plantel equilibrado, dotado de peças que conhecem bem os cantos à casa, preparadas para colocar o clube na luta pelo título. Contudo, o sucesso em 2024 dependerá certamente da capacidade de Jordan Morris em acertar com a baliza. O internacional norte-americano será a principal referência goleadora da equipa, depois de muitos anos a atuar maioritariamente nos corredores laterais.

COLUMBUS CREW

Os campeões em título mantêm o seu discreto favoritismo para o novo ano. Sem tantos nomes sonantes como os outros competidores, o Crew conta sobretudo com a qualidade do seu treinador, Wilfried Nancy, e com a permanência de todos os jogadores que compunham a equipa titular em 2023. Nancy trouxe ousadia, intensidade e virtuosismo com o seu 3x5x2 que conquistou os relvados da Major League Soccer, prometendo agora consolidar as suas ideias e confirmar que o seu êxito não foi obra do acaso. Vale a pena acompanhar a evolução de uma das equipas mais entusiasmantes da Major League Soccer, agora também a disputar a Liga dos Campeões. A nível individual, destaque para o internacional colombiano, Cucho Hernández, que tem todas as condições de se tornar um dos jogadores mais valiosos da prova em 2024.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.