A mais recente janela de transferências forçou a mudança de várias figuras relevantes dos relvados da Major League Soccer para o continente europeu. Przemyslaw Frankowski, Sam Vines, Gianluca Busio, Brenden Aaronson, Mark McKenzie e Diego Rossi são apenas alguns dos nomes a quem foi dada a oportunidade de provar o seu valor no Velho Continente. Significa isto que a principal competição de clubes norte-americana esgotou o seu saldo de talentos? Nem por isso. O Soccer em Português traça o perfil de quatro jovens promissores da Major League Soccer que escaparam à última janela de mercado, mas que podem muito bem constar das próximas. E aproveitando o balanço continental, o especialista em futebol mexicano João Pedro Cordeiro indica outro quarteto de jovens prodígios a não perder de vista, desta feita da Liga MX.
EZEQUIEL BARCO
Atlanta United | 22 anos | Extremo-esquerdo
A campanha triunfante do Independiente na Copa Sudamericana em 2017 deu-nos a conhecer um miúdo de 18 anos, a quem foi atribuída a responsabilidade de bater uma grande penalidade importantíssima na segunda mão da final, no Estádio do Maracanã, diante do Flamengo. Menos de um mês depois, o Atlanta United bateu o recorde de transferências da Major League Soccer, e contratou Ezequiel Barco por 15 milhões de dólares. Embora tenha conquistado a MLS logo na sua temporada de estreia com Tata Martino, alguns problemas físicos e episódios de indisciplina atrasaram o seu processo de afirmação na equipa. Só quatro anos mais tarde, e após a saída de Gabriel Heinze do comando técnico a meio da época, é que Barco começa a ressarcir o clube do forte investimento realizado. Pontuou recentemente uma sequência de seis golos e cinco assistências em nove partidas, acentuando a sua influência na equipa, e contribuindo para o regresso do Atlanta United à luta por um lugar nos Playoffs. Este imprevisível driblador atravessa a fase mais feliz da sua carreira, e quem torce pelo perfume futebolístico de Barco desejará certamente que a sua temporada se prolongue um pouco mais.
DJORDJE MIHAILOVIC
Montreal Impact | 22 anos | Médio Ofensivo
Aos 22 anos, Djordje Mihailovic é já a grande figura da sua equipa na presente época, sem necessitar de adaptação. Formado no Chicago Fire, clube onde se estreou como profissional em 2017, foi transferido para o Montreal Impact no início do ano, e o impacto na nova casa surgiu de imediato. O emblema canadiano mantém-se firme na recta final da batalha pelos Playoffs, apoiando-se nos quatro golos e treze assistências gizados pela sua recente aquisição. Mihailovic actua habitualmente como médio de tarefas mais ofensivas, ocupando a faixa central, ou descaindo para o lado esquerdo. Consegue manter um alto nível de intensidade durante largos períodos das partidas, mas o que fica verdadeiramente na retina e nos resumos é a sua capacidade de interpretar as movimentações dos seus colegas, e de corresponder com passes mortíferos. Não é o segundo maior assistente da Major League Soccer por acaso. Acumula seis internacionalizações pela selecção dos Estados Unidos, e caso o ano de 2022 venha a ser ainda melhor para Mihailovic, estará certamente na calha para a convocatória do Campeonato do Mundo. Vários clubes europeus de menor dimensão já estão de olho no médio norte-americano, pelo que pode tornar-se rapidamente o alvo de uma próxima janela de transferências.
IGNACIO ALISEDA
Chicago Fire | 21 anos | Extremo-esquerdo
A espiral negativa que o Chicago Fire tem vindo a carregar nestes últimos anos não foi contrariada pelo técnico Raphel Wicky, factor que conduziu naturalmente ao seu recente despedimento. Ora este contexto desanimador permanente retirou protagonismo às figuras mais talentosas que constam do plantel, mas não é por isso que as devemos deixar de fora dos nossos radares. Atente-se o caso de Ignacio Aliseda, um argentino promissor que merecia um grupo de trabalho mais sólido, que lhe desse melhores condições para desabrochar futebolisticamente. Contratado ao Defensa y Justicia no início da última época, soma apenas quatro golos e três assistências em 26 jogos como titular. Os números não impressionam ninguém, mas quem teve a oportunidade de acompanhar o encontro entre o Chicago Fire e o Atlanta United a 4 de Julho, por exemplo, consegue perceber de onde vem o encanto por Aliseda. Rapidíssimo e desequilibrador, o extremo-esquerdo que também pode actuar no corredor central, alcançaria certamente uma maior consistência exibicional se estivesse inserido num contexto mais feliz. Veremos como será o crescimento deste prodígio argentino.
CRISTIAN CÁSSERES JR.
New York Red Bulls | 21 anos | Médio Defensivo
A estrutura do Red Bulls estava em missão na Venezuela quando descobriu um jovem médio que poderia encaixar na sua sucursal norte-americana. Contratado ao Deportivo La Guaira no começo de 2018, ainda fez alguns jogos pela equipa de reservas, mas rapidamente se percebeu que Cristian Cásseres Jr. pertencia à primeira linha do New York Red Bulls. Excelente a recuperar bolas ao adversário e a distribuí-las pelos companheiros, tem vindo a ganhar progressivamente confiança, pelo que o vemos cada vez mais a arriscar zonas avançadas do terreno, onde recorre com critério ao seu belo pontapé de fora da área. O crescimento de Cásseres nos relvados norte-americanos fez dele um nome habitual na lista de convocados da selecção venezuelana, pela qual soma até agora 9 internacionalizações. Infelizmente não o deveremos ver na fase decisiva da temporada, graças a um ano aquém do New York Red Bulls. Porém, tudo indica que 2022 será o seu ano de afirmação. Vale a pena esperarmos mais um pouco.
(Jogadores da Liga MX são da autoria de João Pedro Cordeiro)
GERMÁN BERTERAME
Atlético San Luís | 22 anos | Extremo-direito
Internacional Sub-17 pela Argentina e ex-San Lorenzo, Germán Berterame foi um dos destaques da época passada com oito golos e vai sendo em 2021 o jogador com maior influência da Liga e sério candidato a jogador do torneio Apertura 2021. Extremo destro, é também muito forte em diagonais a sair do corredor esquerdo de forma a explorar o seu excelente remate a ponto de levar já oito golos (e ainda uma assistência), números que fazem do argentino o melhor marcador da Liga MX, bem como o jogador com maior influência direta em golos, isto é, o jogador com mais golos e assistências na competição. Em Berterame impressiona a sua facilidade no drible, desenvencilhando-se sem problemas dos adversários, mas especialmente a facilidade e eficácia do seu remate, algo que fica bem evidenciado no saldo entre golos marcados e golos esperados. Berterame marca mais do que a média e isso explica-se pela capacidade de finalização muito acima da média do extremo argentino.
LEO FERNÁNDEZ
Tigres | 22 anos | Médio Ofensivo
É um dos nomes óbvios e incontornáveis da Liga MX pelo talento incrível que tem e com a saída de Tuca do Tigres, e a chegada de Piojo Herrera, esperava-se que ganhasse uma nova vida no clube fazendo parte da frente de ataque arrasadora do Tigres. Leo Fernández é um mágico que até esta temporada vinha sendo amordaçado pelo histórico técnico brasileiro, agora, ao comando do FC Juárez. O talentoso uruguaio parecia partir para uma temporada de maior preponderância rubricando duas assistências nos seus três primeiros jogos da temporada, fundamentais para os resultados positivos conseguidos frente ao Santos Laguna e Querétaro, mas uma lesão muscular acabou por retirá-lo dos relvados. A afirmação de Leo Fernández vai tardando, mas tudo parece correr mal ao antigo jogador do CA Fénix que no México brilhou ao serviço do Toluca. Primeiro foi o contexto, agora, as lesões.
MAXIMILIANO ARAÚJO
Puebla | 21 anos | Extremo-esquerdo
Tem sido associado a FC Porto e Atalanta e não surpreende. Fez o caminho inverso em termos posicionais, deixando a lateral e afirmando-se como extremo com resultados explosivos. O jovem extremo uruguaio é muito forte a conduzir a bola, é eficaz no drible, e tem um último passe venenoso ainda que isso não se tenha traduzido ainda em assistências esta temporada. Araújo é um dos jogadores da Liga MX com mais cruzamentos tirados, com mais passes para finalização efetuados, mas o baixo nível coletivo do histórico emblema mexicano não tem conseguido acompanhar o nível individual mostrado pelo uruguaio. Flanqueador puro, Araújo é impressionante na forma como dá profundidade ao seu flanco quando joga como lateral ou ala esquerdo, não tenho qualquer medo de partir para cima do adversário em drible ao ponto de ser mesmo, de longe, o jogador da Liga MX com mais ações de um para um e dribles por cada 90 minutos.
ERICK SÁNCHEZ
Pachuca | 22 anos | Médio Centro
É um dos novos meninos bonitos do Pachuca que não se cansa de formar grandes médios centro (Érick Gutiérrez, Héctor Herrera, Jonathan González, Charly Rodríguez, etc). Box to box cada vez mais completo, é um elemento fundamental para levar a equipa dos Tuzos para a frente, é muito forte na condução de bola, mas atingiu uma dimensão bem mais complexa ao longo das últimas semanas. Sánchez é um vencedor, lutou contra o excesso de peso para ser agora figura, não só da sua equipa, como da própria competição. O médio do Pachuca, porém, não é apenas rasgo. O médio mexicano é também um dos jogadores com mais cérebro na Liga MX tendo mostrado nos primeiros meses da temporada ser um dos maiores desequilibradores da competição através do passe. Só o eterno Rúbens Sambueza tem mais passes de rutura feitos, sendo Érick Sánchez um dos três jogadores da liga com mais passes criativos concretizados.